Ranking
Navegação:

Análises

Análises dos resultados do Ranking

A análise do Ranking 2024, considerando os dados de 2023, partiu do estabelecimento da data de corte de 13 de maio de 2024 (a mesma do BSPN), seguida pelo agrupamento das verificações nas dimensões D1, D2, D3 e D4.

Nas dimensões D2, D3 e D4 (focadas nas verificações de negócio), são analisados a DCA, o RREO e o RGF (estes dois de final de período), a Matriz de Saldos Contábeis - MSC - de dezembro e a MSC de encerramento. Já na D1, são verificados os envios, a tempestividade, as retificações e a estrutura da MSC.

Para cada dimensão, houve revisão das respectivas verificações, com acréscimos e supressões, que podem ser melhor analisados na página de Evolução.

Ranking Estadual

Em regra, o desempenho dos estados no Ranking Siconfi é muito bom. Mesmo assim, desde a primeira edição do Ranking, observa-se um empenho muito grande desses entes para melhorar a qualidade de suas informações e, consequentemente, melhorar o seu desempenho.

Em 2023, mesmo com o aumento de 33 verificações aplicáveis aos estados, mais uma vez, houve uma evolução importante no desempenho desses entes: 13 estados receberam nota Aicf , número superior aos 12 de 2022. Os primeiros colocados foram:

  • Goiás (99,81%),
  • Rondônia (99,69%), e
  • Tocantins (99,54%).

Quando se analisa os estados com nota Bicf, aponta-se um aumento (11) se comparado com o do ano passado (10). O aumento tanto das notas Aicf e quanto das Bicf combinado com a redução das demais notas indica um movimento de desempenho ascendente, revelando a preocupação desses entes com a qualidade da informação prestada.

O gráfico abaixo apresenta o trajetória das notas dos estados ao longo das edições do ranking.

Ao clicar na classificação ICF, a linha de trajetória dela ao logo dos anos será mostrado. Ao se passar o mouse ou clicar sobre a linha de trajetória, será dado enfoque a ela e aos seus números.

Ranking dos Munícipios

Ao analisar o desempenho dos municípios desde o lançamento do Ranking, há um avanço considerável. Na análise pontual em relação ao ano passado, percebe-se que, se somados os quantitativos das notas Aicf e Bicf, houve migração dos municípios (Cicf, Dicf e Eicf) de notas menores para maiores, mesmo com o acréscimo de 33 verificações aplicáveis aos municípios. Em síntese:

  • 365 municípios foram nota Aicf (em 2022, eram 317).
  • 2271 municípios foram nota Bicf (em 2022, eram 1962).

Os primeiros colocados foram:

  • Canguçu – RS (100%),
  • Feliz – RS (100%) e
  • Santa Maria – RS (99,94%).

O gráfico abaixo apresenta o trajetória das notas dos municípios ao longo das edições do ranking.

Ao clicar na classificação ICF, a linha de trajetória dela ao logo dos anos será mostrada. Ao se passar o mouse ou clicar sobre a linha de trajetória, será dado enfoque a ela e aos seus números.